sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

JUVENTUDE IN FOCO- Como formar uma boa liderança



Como se forma um líder?

Talvez seja um pergunta que está dentro de cada um. Recordemos que o líder não nasce pronto. Ele se forma.

A formação se dá, em primeiro lugar, através daquelas mesmas atividades fundamentais que são a expressão da vida do grupo: a convivência, a reflexão, a oração, o compromisso transformador da realidade, enfim, a caminhada do grupo. Alguns passos podem ajudar o líder a ser cada vez mais animador da caminhada do grupo. Citamos algumas dessas oportunidades de formação que estão contribuindo para muitas pessoas se habilitarem na liderança:

a) Participar de encontros de formação, cursos de aprofundamento, retidos, etc, para ajudar no amadurecimento da fé.

b) Participar sistematicamente dos encontros e reuniões paroquiais, regionais, diocesanos ou em outros níveis conforme as convocações. Não perder oportunidades. Com isso se faz um melhor entrosamento e organização da Pastoral. As experiências de outros grupos enriquecem muito.

c) Visitas a outros grupos e a outros líderes, inclusive com a participação de outros membros do grupo também.

d) Conversa pessoal com membros do grupo para trocar idéias e experiências, aprofundar amizade e relacionamento, etc.

e) Participar de reuniões e encontros promovidos pelo próprio grupo. De maneira particular de encontros de reflexão bíblica.

f) Sempre que puder estudar, ler, adquirir algum material que possa ajudar no exercício da liderança, no conhecimento da Bíblia, da Igreja e da realidade.

Os momentos mais fortes de formação são aqueles em que o líder e outras pessoas do grupo aprofundam seus objetivos, avaliam em profundidade suas opções, refletem sobre seu papel no processo de transformação das condições de vida do povo, realizam sua prática transformadora, celebram a esperança do Reino que irrompe progressivamente nos espaços de justiça e amor, abertos pelas ações dos grupos na comunidade.

Finalizando esta parte de formação de liderança, lembramos que você, como líder, tem como principal tarefa e missão formar outros líderes… preparar seus substitutos. Do contrário o grupo nunca cresce e nunca surgirão outros líderes porque faltou-lhes oportunidade. O VERDADEIRO LÍDER É AQUELE QUE FORMA OUTROS LÍDERES!

PARA TRABALHA COM GRUPO:
1. Qual a principal dificuldade que seu grupo sente quando se fala em formação de liderança?
2. Como superar essas dificuldades?
3. Que iniciativas são necessárias para aprofundar a formação dos membros do grupo e sobretudo das lideranças?

(Fonte: autor desconhecido)

Nenhum comentário:

Postar um comentário