segunda-feira, 3 de maio de 2010

CONGRESSO DA PASTORAL DA JUVENTUDE DIOCESE DE ILHÉUS TEMA: JUVENTUDE FÉ E AÇÃO LEMA: UM JEITO DE SER E FAZER




CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
Regional Nordeste III – Bahia e Sergipe
Sub-Regional IV
Dioceses de Amargosa, Eunápolis, Ilhéus, Itabuna e Teixeira de Freitas.
Pastoral da Juventude – Diocese de Ilhéus






CONGRESSO DA PASTORAL DA JUVENTUDE
DIOCESE DE ILHÉUS
TEMA: JUVENTUDE FÉ E AÇÃO
LEMA: UM JEITO DE SER E FAZER


Elaborado por: Kássio Soares¹ e Ivan Santos²









ILHÉUS –BAHIA
ABRIL - 2010



_______________________
¹Coordenador Diocesano da PJ – Ilhéus/BA
²Assessor Diocesano da PJ de Ilhéus/BA

A PASTORAL DA JUVENTUDE DO BRASIL

“ opção preferencial pelos jovens proclamada em Puebla, não só de modo afetivo, mas efetivamente; isto deve significar uma opção concreta por uma pastoral juvenil orgânica, onde haja um acompanhamento e apoio real com diálogo mútuo entre jovens, pastores e comunidades...” DSD , 113
A Pastoral da Juventude nasce no Brasil a partir das várias formas de organização que os jovens desenvolveram desde a década de 70. As diversas faces e realidades da juventude trouxe também a especificidade, experiência da Ação Católica, que objetivava PJ’s mais próximas do cotidiano juvenil.
A partir de 1973 começou a organização da Pastoral da Juventude - PJ, consolidando-se em 1977. Em 1978 é criada a Pastoral da Juventude do Meio Popular - PJMP, no Ceará. Em 1982 a Pastoral da Juventude Estudantil - PJE, em Goiás e em 1983 a Pastoral da Juventude Rural - PJR, no Rio Grande do Sul. Em 1983 também é criado o Setor Juventude da CNBB, que congrega a PJB (PJ, PJMP, PJE e PJR) e os demais movimentos de juventude no Brasil ligados a Igreja Católica.
Assim, a PJB é a ação evangelizadora da Igreja entre os jovens, onde os próprios jovens são protagonistas de sua evangelização, assumindo-se como evangelizadores de outros jovens.

A Pastoral da Juventude
A Pastoral da Juventude atua no meio urbano, em torno dos grupos de jovens das paróquias e Comunidade Eclesiais de Base. Organiza-se a nível nacional, regional, sub-regional e Diocesano.

A Pastoral da Juventude Diocese de São Jorge dos Ilhéus

A Pastoral da Juventude da Diocese de São Jorge dos Ilhéus, organizada desde de 1983, é uma organização da Igreja Católica com objetivo de desenvolver uma ação evangelizadora da Igreja entre os jovens, em que os próprios jovens são protagonistas de sua evangelização assumido-se como evangelizadores de outros jovens.

Tem como base de atuação todas as Paróquias constituem a Diocese de São Jorge dos Ilhéus. É a pastoral, na Diocese de Ilhéus, responsável pela articulação, formação e atividades desenvolvidas pelos jovens católicos que se congregam em seus Grupos de Jovens - GJ. Tem por objetivo a Formação dos jovens em suas dimensões pessoal, de integração grupal e comunitária, sócio política, mística e teológica, metodológica e de capacitação técnica.

A PJ da Diocese de Ilhéus funciona articulada com a Pastoral da Juventude, PJ do Brasil e com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, seguindo seus princípios e preceitos organizacionais.
Fonte: Estatuto da PJ Diocese de Ilhéus
JUSTIFICATIVA

A necessidade de fortalecimento, crescimento e o surgimento de grupos jovens na diocese de Ilhéus, com características, mística e espiritualidade própria da Pastoral da Juventude. A PJ busca o acompanhamento de iniciantes, mas também estimula a participação e formação dos militantes na assessoria. A PJ tem valor em si através do protagonismo juvenil em todas as etapas e não apenas numa etapa de preparação dos militantes para as pastorais específicas. A maior parte dos coordenadores da PJ são militantes que devem ter a consciência de pertença a esta militância.

Por causa da sua força (a maior parte dos 30 mil grupos em todo o país) a PJ é uma importante aliada para a articulação das pastorais específicas, sobretudo em áreas onde estas não têm grupos ou contatos. Essa aliança é possível no momento em que o projeto da PJ apresentado é de complementaridade entre as várias PJs e não de competição (SITE PJ 2009)

Como instrumentos numa orquestra a PJ deve divulgar e reconhecer a importância das demais Pastorais (PJMP, PJR e PJE) dentro do contexto atual para fortalecimento da PJB sua identidade e sua força junto aos jovens de cada específica.

A necessidade de promover o encontro dos diversos grupos de base da PJ(Pastoral da Juventude) Diocese de Ilhéus, para que possam participar de forma ativa nas questões relativas a PJ, como sua espiritualidade, suas músicas, sua mística, sua estrutura, seus encontros, promovendo assim, debates, palestras e apresentações sobre temas como: Direitos Humanos, Saúde, Família, Educação, Drogas, Violência, Política públicas e temas ligados à realidade das paróquias que fazem parte da Diocese de Ilhéus, para que estes grupos de base possam contribuir em propostas para combater os problemas sociais e econômicos, que são discutidos pela PJ e estão inseridos na realidade da nossa diocese.

Bem como para possibilitar a troca de experiências entre os jovens de diversas regiões da nossa diocese, possibilitar a prática de esportes como: futsal, voleibol, basquete, futebol, etc. Disponibilizar para os jovens espaço para desenvolvimento de apresentações culturais e artísticas.



PÚBLICO ALVO

Todos os grupos de jovens/base da Diocese de Ilhéus, coordenações paróquias, zonais, padres, irmãs, religiosos/as, assessores/as que se identificam com a Pastoral da Juventude, bem como: leigos, seminaristas, lideranças de comunidades entre outros.
OBJETIVOS

GERAL

Promover a integração e a troca de experiências entre os diversos grupos de base da Pastoral da Juventude da diocese de Ilhéus.

ESPECÍFICOS

1. Criar um ambiente de interação entre os jovens dos grupos de base, os quais, são participantes de realidades diferentes.

2. Estimular as relações interpessoais, à criatividade, a espiritualidade encarnada na liberdade através da presença de Jesus Cristo no meio dos jovens, sua mística e suas músicas libertadoras e pastorais, senso crítico e as ações de coletividade.

3. Despertar o espírito de liderança para que possam participar mais ativamente de debates, tornando-se cidadãos ativos e que lutam por seus direitos.


RESULTADOS IMEDIATOS

Criação de encontro para os grupos de bases da Pastoral da Juventude trazendo inúmeros benefícios como: troca de experiências, maior aproximação dos jovens dos diversos grupos de base da Diocese. Além disso, o projeto busca o fortalecimento da Pastoral da Juventude a nível diocesano com um encontro planejado exclusivamente para os membros da pastoral da Juventude.

METODOLOGIA E ESTRUTURA

O Congresso da Pastoral da Juventude Diocese de Ilhéus acontecerá a partir da escolha em Assembléia Diocesana Anual, da cidade sede na Diocese de Ilhéus, levando em conta uma estrutura que possibilite a recepção e o alojamento de 200 (Duzentos) jovens durante três dias (Sexta à noite, sábado manhã, tarde e noite, domingo pela manhã) de jovens dos grupos de base da PJ, com espaço suficiente para atividades educativas como: palestras, fóruns, debates, dinâmicas, apresentações e espaço também para atividades esportivas como: futsal, voleibol, basquetebol, futebol, etc. Observando questões como a escolha de um local que possibilite segurança para os participantes. O congresso será específico para jovens de grupos de base da PJ, o que possibilitará uma maior interatividade entre nossos jovens possibilitando e estimulando novas amizades. Para tal o congresso acontecerá em regime fechado e restrito. Dentro de um tema pré-escolhido trabalharemos com palestras, mini-cursos e fóruns em plenária única ou mini-plenárias, o mesmo tema servirá para o fomento de várias apresentações culturais, como: a dança, o teatro, a música. Intercalando com um torneio esportivo diocesano de modalidade pré-escolhida também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário